Home > Notícias > Educação > Segurança na internet: O que é Cyberbullying e como evitá-lo

Segurança na internet: O que é Cyberbullying e como evitá-lo

O termo bullying compreende todas as formas de atitudes agressivas intencionais e repetidas que ocorrem sem motivação evidente, adotadas por uma pessoa contra outra, causando dor e angústia. Colocar apelidos, ofender, humilhar, discriminar, perseguir, bater, entre outras crueldades são atitudes que caracterizam o bullying. Infelizmente o bullying ainda é comum dentro das escolas, algumas crianças e adolescentes em formação de personalidade, devido há algumas diferenças no modo de se vestir ou agir, acabam sofrendo rejeição de outros colegas. Com os avanços tecnológicos, o termo também foi adotado pela internet como Cyberbullying. As provocações e perseguições continuam, mas no cyberespaço, com um fator agravante: o fato de o indivíduo perseguidor poder esconder-se atrás do anonimato.

Na Era digital em que vivemos hoje, com as diversas ferramentas tecnológicas disponíveis, tornou-se tendência o modismo e a facilidade com que algumas crianças e adolescentes se expõem na web, principalmente em sites de relacionamento como Orkut, Facebook, Msn, Youtube, Twitter, blogs, etc. A demasiada exposição nessas redes abre portas para os infortúnios, como comentários depreciativos, o que caracteriza o conhecido bullying, ainda mais perverso, dando origem a uma nova expressão: o Cyberbullying.

As redes de relacionamento como o Orkut, são um dos principais lugares para estas ofensas. Comunidades são criadas ridicularizando indivíduos, enviando mensagens insultuosas e mobilizando outras pessoas para que façam o mesmo. Mas este tipo de aborrecimento, que pode causar traumas e consequências para a vida adulta, pode ser evitado se tomado o devido cuidado com as divulgações de informações pessoais como telefones e endereços, por exemplo, ou até mesmo a visualização de fotos em sites como Orkut e Facebook que deve ser restrita apenas para amigos de confiança. No Facebook é possível bloquear e denunciar páginas com conteúdo abusivo.

Dicas de segurança na internet

- Mantenha as suas senhas privadas e não permita que seus amigos a usem para fazer login em seu nome de usuário;

- Se o seu computador é compartilhado, certifique-se de sair totalmente de um site antes de fechar a janela;

- Não espalhe fofocas! Lembre-se, nem tudo que você ouve ou lê é verdade;

- Evite enviar mensagens em momentos de raiva ou sofrimento emocional. Tente escrever como você se sente em um caderno, ou conversando com pessoas da sua confiança, deixe para resolver o problema depois que estiver ‘esfriado a cabeça’.

Cuidados como esses podem parecer simples, mas fazem uma grande diferença ao poupar muitos contratempos.